sábado, 10 de março de 2007

Poetisas

Sylvia Plath - Considerada uma escritora completa, no final da década de 50, mas alternativa, vivendo à sombra do marido, o poeta inglês, Ted Hughes. Sua obra foi empunhada por feministas nas décadas de 70 e 80 para suscitar polêmicas. Suicidou-se em 1963. Em 1981, seu marido publicou uma coletânea de textos inéditos, que recebeu o prêmio Pulitzer em 82.
Florbela Espanca - Escandalizou o meio social durante sua curta vida e encantou o mundo pela obra poética que deixou. Passou por três casamentos e neles execrava o sentimento de posse masculina, mas revelava paixão e sensualidade nos versos, ousados para a época.
Anna Akhmatova - Considerada a maior poetisa russa do século XX. O conteúdo de suas poesias, no entanto, não agradava o governo russo e o terror stalinista a perseguiu. Em 1921, seu marido, o poeta Gumilev foi assassinado. Na década de 30, o filho, o segundo marido e o poeta e amigo Osip Mandelshtam também foram mortos.
Anayde Beiriz - A professora e poetisa que escandilazou a sociedade da Paraíba nos anos 20 com seus versos que chocavam a intelectualidade paraibana, suicidou-se ingerindo arsênico 16 dias depois que o amante João Dantas, que matou o então presidente da Paraiba, João Pessoa, também suicidou-se, na prisão com um bisturi entregue por ela.
Cecília Meireles - Estreou na literatura em 1919, seguindo mais tarde a corrente literária simbolista. Possui mais de 30 livros publicados, entre poesias, crônicas e biografias.

0 comentários: