sábado, 10 de março de 2007

Mulheres na POlitica

Evita Perón - Atriz de rádio medíocre, bonita, mas sem talento, Eva Duarte teve a vida mudada ao conhecer o líder político argentino Juan Domingo Perón, com quem se casou. Ao mesmo tempo em que colecionava jóias e casacos de pele, posava de madrinha dos pobres, conquistando a simpatia dos argentinos.
Indira Gandhi - Apesar do sobrenome, não tem nenhum parentesco com o líder pacifista Mahatma Gandhi. Filha do líder indiano, Nehru, a quem sempre acompanhou na Política, presidiu o maior partido da Índia. Foi nomeada primeira ministra em 1966, mantendo-se no cargo por 11 anos, combatendo o privilégios dos marajás e incentivando a participação feminina.
Golda Meir - Chegou à Palestina em 1921. Ali, devotou-se à comunidade judaica, trabalhou para organizações femininas locais desenvolvendo importantes tarefas nas lutas sionistas que levaram à criação do Estado de Israel em 1948. Chegou ao cargo de primeira-ministra, em 1969.
Margareth Thatcher - Conhecida como a Dama de Ferro pelo seu raciocício rápido e temperamento irredutível, tornou-se primeira-ministra britânica pelo Partido Conservador em 1979. Fez crescer a economia local num programa liberal que custou sacrifícios sociais. Ganhou força com a vitória na guerra das Malvinas, sobreviveu a um atentado e três eleições.
Benazir Bhutto - Primeira mulher a se tornar uma líder política entre os muçulmanos. Em 1988, conduziu o seu Partido Popular à vitória e tornou-se primeira ministra do Paquistão.
Tansu Ciller - Economista de sucesso, tornou-se primeira ministra da Turquia, onde o machismo é cultivado como patrimônio cultural, em 1993. Com a sua administração, deu cara nova à política turca e implementou um ousado programa de privatizações e reformas democráticas.
Madeleine Albright - É a primeira mulher no comando da política externa da maior potência mundial: Estados Unidos.
Gay McDougall – foi a primeira estudante negra a ingressar na faculdade Agnus Scott College, exclusivo da elite branca americana, quando tinha 22 anos. Três décadas depois, essa advogada americana, 52 anos, diretora executiva do Grupo de Legislação Internacional sobre Direitos Humanos, que tem sede em Washington (EUA), foi escolhida para integrar a Comissão Eleitoral Independente (formada por um grupo de cinco observadores internacionais), que coordenou as eleições multirraciais na África do Sul, vencidas por Nelson Mandela, em 1994. Ativista anti- racista, liderando a luta contra a discriminação racial mundo a fora, Gay também é membro da Comissão de Discriminação Racial da ONU.
Sheika Hissal – Esta princesa, filha do xeque Saad al-Abdulah al-Sabah, príncipe do Kwait,acabou por revelar ao mundo a verdadeira face da mulher muçulmana, permanentemente reclusas por trás do véu negro, imposto pela tradição que determina que os rostos fiquem sempre encobertos. Ao contrário do pai e da maioria dos membros da família real, que abandonaram o país e seus súditos por causa da ocupação iraquiana no Kwait, em 1991, ela abriu mão de sua condição privilegiada e decidiu permanecer no país, engrossando as fileiras da resistência ao governo iraquiano e disposta a lutar por um país que sequer permite que as mulheres votem. Enquanto 40 mil mulheres lutavam ao lado de soldados, camufladas no deserto do Golfo Pérsico, as que ficaram na cidade contrabandeavam armas e dinheiro. Por essas “atividades”, Hissal foi presa por duas vezes, mas conseguiu se libertar.

0 comentários: