sábado, 10 de março de 2007

Mulheres Revolucionarias

Olga Benário - Judia alemã, militante comunista desde os 15 anos, foi oficial do Exército Vermelho, onde saltou de pára-quedas e pilotou aviões. Foi encarregada da segurança de Luís Carlos Prestes na seu retorno ao Brasil em 1934, por quem acabou se apaixonando. Acabou vítima do Estado Novo, deportada para a Alemanha nazista, grávida de 7 meses, onde morreu numa câmara de gás após o nascimento da filha.
Rosa Luxemburg - Militante socialista - foi líder do Partido Social-Democrata alemão -, lutou pela liberdade política, de crítica e de expressão. Foi perseguida e presa várias vezes. Começou na militância aos 15 anos e ficou famosa por causar polêmicas.
Dolores Ibarruri (la Pasionaria) - Revolucionária espanhola, ficou famosa ao discursar na Rádio Republicana de Madri, quando estourou a Guerra Civil Espanhola, tornando célebre a palavra de ordem: "Eles (os franquistas) não passarão." Encampou a mais ferrenha oposição ao governo do general Franco. Exilou-se na Rússia, depois da vitória de Franco, em 1939, sem, contudo, abandonar a militância política no Partido Comunista Espanhol.

0 comentários: